Águas do Norte - Alterações Climáticas


A Águas do Norte e as Alterações Climáticas - Barragem de Pretarouca

As adaptações aos fenómenos resultantes das alterações climáticas são já uma realidade na Águas do Norte, SA, em especial nos anos caracterizados pela seca, e que têm afetado sobretudo o nordeste do território transmontano. Razão pela qual alguns dos investimento realizados, ou em curso, têm por objetivo minimizar as consequências destes fenómenos, desde logo o Projeto agora apresentado da Barragem de Pretarouca, bem como a adaptação de origens alternativas, de que são exemplo o reforço ao abastecimento das áreas cobertas pela captação na albufeira de Vila Chã, em Alijó, a que acresce a ligação ao Subsistema do Pinhão, no qual se procedeu à beneficiação das ETA do Pinhão, do Sôrdo e do Alvão, cujos sistemas estão interligados, por forma a torná-los mais resilientes, sem esquecer a ligação entre os subsistemas do Alto Rabagão e do Arcossó.

Também os fenómenos de precipitações intensas, cada vez mais presentes, têm merecido a atenção da Águas do Norte, SA, em especial nos subsistemas localizados no noroeste do seu território, com a Aquisição de Serviços de Modelação Hidráulica de Subsistemas de Águas Residuais críticos. Estes serviços têm por principais objetivos, não só a redução das afluências indevidas, mas também a otimização do seu funcionamento, baseada na monitorização em tempo real (modelações que nos permitam perceber e prever o funcionamento das redes). Todavia, os esforços da Águas do Norte não se limitam apenas à execução de obras/estudos pontuais, pretendendo-se, sobretudo, a adoção de uma visão estratégica focada nesta problemática, que está já em curso, e que tem sido vertida nas últimas revisões do Estudo de Viabilidade Económica e Financeira, EVEF.

Assim, e no âmbito da revisão do EVEF em curso, está previsto um conjunto de ações associadas às medidas de adaptação às alterações climáticas. Esse conjunto de intervenções tem associado um plano de investimentos de cerca de 64,4 M€, a realizar no período entre 2021 e 2030, e que contempla, em linha gerais, a interligação de Subsistemas de Abastecimento de Água, com vista à diversificação das origens de água, aumentando-se a resiliência dos sistemas de abastecimento no cenário de fenómenos climáticos extremos, e investimentos associados à Economia Circular, com vista à implementação do Plano de Ação Regional de ApR (Água para Reutilização) e a reutilização das lamas provenientes do tratamento das águas residuais (Plano Lamas).

De referir, igualmente, o Programa ZERO – Neutralidade Energética, a implementar no Grupo Águas de Portugal. No que respeita à Águas do Norte, este representa um investimento de cerca de 61,9 M€, a realizar entre 2021 e 2030. A implementação do programa assentará em dois pilares essenciais: do ponto de vista da Eficiência Energética, com a adoção das melhores políticas de gestão operacional (operação e manutenção), seja por via da atuação operacional, seja por via da melhoria de eficiência dos seus ativos; no que respeita à produção própria de Energia, assentando num primeiro objetivo de produção para autoconsumo, seja este direto ou por via de comunidades energéticas. 


O caso da Barragem de Pretarouca

O Projeto da Barragem de Pretarouca contempla duas etapas principais:

  • O aumento da resiliência do sistema, através da instalação de uma comporta no descarregador de cheias da Barragem de Pretarouca, com o propósito de aumentar o volume total de armazenamento em cerca de 950.000 m3 (mais 30% do volume inicial);
  • O comprometimento com a Neutralidade Energética, em linha com o Programa ZERO, com o aproveitamento do espelho de água da albufeira para instalação de painéis fotovoltaicos, bem como das energias hídrica, resultante do desnível entre o novo nível de armazenamento e a restituição ao meio recetor, e eólica, mas também pela eficiência decorrente da digitalização em curso nesta infraestrutura.
Rua Dom Pedro de Castro, n.º 1A
5000-669 Vila Real
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora