SOLUÇÃO INTEGRADA - SAA BALSEMÃO

ESTRATÉGIA NO ÂMBITO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS


SAA Balsemão - Energia Eólica

Ao nível da potencialidade eólica, está também em estudo uma solução para o aproveitamento da energia do vento para a geração de eletricidade associado ao SAA Balsemão, nomeadamente na barragem de Pretarouca e na ETA do Balsemão.

O recurso eólico da zona de implantação das infraestruturas referidas é muito interessante e de facto, a cerca de 8 km a norte da ETA está um dos parques eólicos mais antigos do pais ( parque eólogo da fonte da mesa) e num raios de 10 km em torno da ETA encontram-se cerca de 220 MW de capacidae geradora da base eólica em operação.

Distribuição Prevista da Velocidade Anual do Vento na área de Projeto a 73  m a.n.s. e rosa-dos-ventos prevista (INEGI)
Distribuição Prevista da Velocidade Anual do Vento na área de Projeto a 73 m a.n.s. e rosa-dos-ventos prevista (INEGI)

As estimativas do estudo, apontam para a produção bruta de eletricidade a operar nas imediações da ETA de 2.197 MWh/ano, correspondentes a uma produtividade de 2712 hpc, e um aerogerador situado nas imediações da barragem apresenta uma produção bruta esperada de eletricidade de 2.346 MWh/ano com uma produtividade de 2896 hpc.

Tabela de Resultados SAA Balsemão (INEGI)
Tabela de Resultados SAA Balsemão (INEGI)

Do cruzamento das características do recurso eólico com o perfil e quantidades de consumo, verifica-se que a energia de origem eólica passível de ser utilizada no conjunto das instalações é de 514 MWh/ano na localização junto à ETA e de 515 MWh/ano na posição alternativa junto à barragem.

Rua Dom Pedro de Castro, n.º 1A
5000-669 Vila Real
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora